quinta-feira, julho 13

O quartinho do M ★ Cantinho Montessoriano

Este espaço que ficou 'em branco' depois da remodelação do quarto, foi imediatamente pensado com a finalidade de ser um cantinho montessoriano. Na teoria, quase todo o quarto está ao seu nível e com objetos ao seu alcance [a cama não por outros motivos que explicarei noutro post], mas como a mesinha de brincar com as duas cadeira IKEA, a cadeira elefante com luz LED, a tepee que é um refúgio perfeito para as leituras ou sessões de cócegas, o roupeiro que tem incluída uma seção só com os brinquedos todos dele e até a estrutura da cama que tem umas gavetas onde ele adora ir buscar as fraldas, as meias e alguns 'brinquedos', que não são propriamente OS brinquedos mas são os que eles mais gostam! Os que eu chamo de 'tarecos', um bocadinho de tudo, as primeiras chuchas e porta-chuchas, os cartões de parabéns, os postais, os óculos de brincar, o mealheiro, as bolinhas de sabão, etc etc..
No entanto, em toda essa zona existe a forte presença do papel de parede (que é absolutamente encantador e super didático - falaremos disso mais para a frente! :) ), mas que se traduz numa grande quantidade de informação e por isso sentimos necessidade de lhe criar um espaço mais neutro, com o menor 'ruído' possível. Um espacinho onde ele se sentasse no chão, observasse e pudesse criar ou estar livremente. Sem muita cor, nem formas nem feitios. Onde tem os livros e os instrumentos musicais ao seu alcance e onde pode dar asas à sua imaginação e criatividade. É um recanto de amor, de liberdade e paz. Gosto que o quarto tenha zonas muito bem definidas e que em cada uma delas ele sinta prazer em estar. Esta é sem dúvida uma parte muito especial. 

Aproveitamos a própria estrutura da cama/berço que tem na sua lateral umas prateleiras que 'afundam' e que são perfeitas para criar aquela sensação de esconderijo num espaço tão simples como este. É nada mais nada menos, que o recanto da janela, o que ajuda ainda mais a criar o espaço mais agradável, com o sol a bater no chão e o quentinho a confortar-lhe nas suas brincadeiras.
Posso dizer que o elemento chave e que fez toda a diferença aqui, foi sem dúvida alguma os espelhos. Para além de dar uma maior amplitude, o Martim a d o r a ver-se ao espelho! Ri-se, faz macacadas, aponta para as partes do corpo, observa-se, observa-se a brincar, a montar, a ler, a mexer, a explorar.. É maravilho de se ver! :)

Mas acima de tudo a ideia aqui é ele estar, simplesmente estar. A fazer o que quiser, ou a não a fazer nada. Mais simples que isso não há. Dar-lhe essa liberdade de se ouvir a ele próprio, aos seus desejos e vontades e se quiser, agarrar na viola e tocar um pouco, ou abrir um livro e ver as imagens e sentir a sua textura. OlHAR-SE, ouvir-se, conhecer-se, para mim é esta a essência desta teoria e desta prática montessoriana. Proporcionar-lhes espaços que lhes permitam isso, especialmente no quartinho deles, que é onde vão crescer, onde vão sonhar, divagar, idealizar e onde vão guardar as maiores memórias de vida!

Um cantinho que nasceu muito espontaneamente, mas que traz uma leveza óptima para este quartinho do M. E o que eu adoro estar aqui sentada com ele? A observá-lo?


Mais ideias para incluirmos neste cantinho? :)

A pista ainda está em montagens ahaha .. a mãe ainda não chegou lá!
Pequeno, mas com muito valor
Vista da teepee
Viola FRAGOSA , Linda!
Pista de madeira IKEA
Espelhos IKEA
Cucu! ahaha
Adora vir dar abraços e beijinhos aos peluches!

Em montagem.. ♥ Super concentrado! :)


  Mafalda 
 Mais em:

Sem comentários:

Enviar um comentário